terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Episódio #1 - Podcasts?




Paulo Laureano e Luis Guerra, durante uma conversa entre velhos amigos, a fazer um convite a todos para criarem conteúdos na Internet que isso de ser consumidor passivo dos media tradicionais é muito século passado...

Porque nós os fazemos?

Conteúdos feitos de propósito para a Internet que nos impressionam?

O que falta para professores e alunos substituírem "sebentas" e "apontamentos" por ferramentas deste século e disponíveis a alunos externos que se precisam de preparar para exames, ou ausentes por doença, ou que precisam de recuperar a disciplina a que chumbaram?

O que é necessário para fazer um podcast?

Que tipo de microfones recomendamos?

Câmeras de video para a Internet?

Onde hospedar (hosting) os ficheiros de vídeo e assegurar que temos banda para eles?

São questões que "tocamos" durante o primeiro episódio do "Os Zeros e os Uns"!

Ah! Importante, antes que me esqueça, a "música" do genérico é da autoria do Mário Valente, foi usada como banda sonora de um jogo do ZX Spectrum, e eu aproveitei com a autorização dele os primeiros segundos...


Subscreva o podcast e seja alertado quando há novos episódios!

iTunes: https://itunes.apple.com/us/podcast/os-zeros-e-os-uns/id595785752
ou
Feedburnerhttp://feeds.feedburner.com/OsZerosEOsUns



Para os clientes do MEO, podem ver este (e outros) podcast no canal 508991 (prima a tecla verde seguida de 508991)...

3 comentários:

  1. Quero felicitar o bom trabalho e a fantástica ideia de realizar podcast's sobre tecnologia. Conheço um pouco dos seus artigos sobre segurança Informática que tem publicado na Internet e tenho a certeza que terá uma experiência e conhecimento para dar um grande contributo aos podcast's.

    Gostei, bastante do podcast inicial e fico a espera dos próximos.

    Cumprimentos
    Nuno Santos

    ResponderEliminar
  2. Vai melhorar a qualidade... que este episódio está muito mauzinho. Só foi parar à Internet porque eu acho que há algum "sumo" lá pelo meio (nomeadamente a "deixa" para professores que pode inclusive ser transformada num excelente produto comercial) e a segunda metade está "razoável" (e dá umas dicas decentes sobre microfones para quem não sabe nada sobre o assunto).

    Esqueci-me de ligar a luz antes de filmar (estamos às escuras, e se consegues ver as nossas caras é porque eu andei a tentar melhorar o vídeo, mas a imagem está péssima: as câmeras de 50 euros não se dão bem com a falta de luz), Até o som que deveria ser a "jóia da coroa" levou com um telemóvel no meu bolso a tocar (estava no silêncio, mas não pode estar no bolso, curiosamente na altura não me apercebi). Enfim este episódio foi uma sucessão de acidentes.

    Passada a "introdução", a estreia "coxa", chega o conteúdo a sério. Já para a semana... desta vez com luz e sem telemóvel no bolso (live & learn).

    ResponderEliminar
  3. Exactamente é necessário experimentar para aprender com os erros, no entanto eu gostei do resultado e do conteúdo.

    Quanto as câmeras eu sou possuidor de uma GoPro HD Hero 2 e confesso que o seu grande calcanhar de aquiles é a falta de luz, pois nessas condições a qualidade do video desce muito, nada comparada com a qualidade excelente quando a filmar com boa luz. Já para não falar na resistência, (experimentei-a em incêndios (Bombeiro voluntário) florestais durante todo o verão e nem as elevadas temperaturas causaram problemas).

    Cumps
    Nuno Santos

    ResponderEliminar